http://bit.ly/olhosaguia ← Saiba Mais sobre os Cursos e Treinamentos Visuais, aprenda os exercícios para o Seu Caso e melhore sua visão Naturalmente clicando ao lado.

Será que a idade é a culpada pelos problemas visuais?

Por que será que algumas pessoas perdem a visão depois dos 40 ou 60 anos, enquanto outras continuam enxergam tão bem?
Você acha que a visão sofre com a idade? É comum muitos pessoas chegarem aos 40 e 50 anos reclamando que a performance dos olhos diminuiu com o tempo. Muitos têm a visão borrada, outros passam por doenças como catarata e a maioria precisa aumentar o grau dos óculos. Mas por que algumas pessoas chegam a essa fase com a visão saudável ? Será que a idade é realmente principal culpada pelos problemas visuais?

É fato que há o processo de envelhecimento natural da vida, o desgaste que acontece com os olhos durante os anos que vivemos. Porém, a idade avançada não é a causa dos problemas de visão. Há diversos fatores que desencadeiam o desgaste a partir dos 40 e 50 anos. A boa notícia é que você não precisa chegar até essa etapa para cuidar dos seus olhos: dá para começar agora mesmo. Preparado?

Por que acontece a visão borrada na terceira idade?

Pode parecer novidade e até contraintuitivo, mas a idade não é a culpada pela perda de visão e de nitidez. Na verdade, há grandes vilões na história e o principal deles são os maus hábitos cultivados durante nosso dia-a-dia. Entre eles: não sair na luz do sol, ficar muito tempo lendo ou em frente ao computador e não descansar os olhos.
Os maus hábitos que temos com a visão em toda nossa vida acabam sendo ainda piores quando chegamos à idade avançada. Isso porque, além do desgaste natural dessa fase, nossos olhos ainda sofrem todas as consequências dos anos anteriores. É nessa idade que sofremos ainda mais: imagina 40 anos de uso incorreto dos olhos? De falta de descanso, falta de de estímulo na visão periférica, entre outros erros que estamos acostumados a cometer?

Envelhecer não significa perder a visão. Você pode chegar à idade avançada com olhos que enxergam bem de perto, de longe, que não te prejudica para ver as placas na rua, ler as legendas da televisão ou enxergar as pessoas que conversam com você.

Como melhorar a visão com exercícios?

Algumas pessoas conseguem chegar à velhice com boa visão porque exercitaram os olhos e tiveram bons hábitos visuais durante os anos. Às vezes elas nem utilizam a técnica natural há muito tempo, começaram depois dos 60, 70 anos por exemplo e, mesmo assim, obtém resultados ótimos.

Os exercícios ajudam a potencializar a saúde da visão e devem ser aliados ao tratamento médico convencional – que não pode ser dispensado.

Chegar à idade avançada com uma visão funcionando perfeitamente é uma junção de bons hábitos com alguns exercícios. Entre os bons hábitos que você precisa ter, estão: sair na luz do sol, dormir em quarto completamente escuro, dar pausas no uso do computador, relaxar os olhos e até mesmo fazer compressas com chá de camomila entre os descansos.

Os olhos também possuem músculos que precisam ser exercitados. Quando nós não o trabalhamos, eles perdem força, flexibilidade e até mesmo função. A íris, por exemplo, que é a parte colorida do olho, é um músculo que faz a pupila abrir e fechar. Também há os músculos da parte interior, como aqueles que movem o cristalino, a lente natural da nossa visão. Existe um músculo responsável por alongar e contrair o cristalino, que faz a gente olhar perto e longe. Isso sem contar a musculatura externa dos olhos, que fica entre nossas sobrancelhas. Ela faz a convergência necessária para conseguirmos ler de perto.
Há um exercício eficaz para trabalhar a convergência e manter a força e flexibilidade da musculatura mesmo com o passar dos anos. É bem fácil. Você precisa erguer seu dedo indicador na frente do rosto. Traga o dedo até a ponta do nariz, sempre olhando para o dedo e piscando os olhos. Traz e estica de volta, deixando o olhar relaxado. Você pode praticar o exercício de 10 a 20 repetições por dia. Isso vai ajudar muito a musculatura da região externa dos olhos, além de auxiliar principalmente o foco perto e a condição geral dos olhos.

Todo mau hábito que nós agregamos com o passar dos dias é prejudicial para a saúde da nossa visão. Por isso, é importante que, aliado aos exercícios e às consultas ao oftalmologista, você cuide dos seus olhos com carinho. Isso é: não o exponha a muitas horas trabalhando, se policie para piscar a cada três segundos, não esforce sua visão e descanse sempre.

Sabe quando dizem que não precisamos sentir sede para beber água? O mesmo acontece com o descanso da nossa visão. Não espere que ela dê um sinal, seja dor ou coceira para você tomar alguma atitude. Lembre-se sempre: melhor prevenir que remediar. Portanto: nada de esperar algum problema aparecer em seus olhos para começar, e se eles já tiverem chego, saiba que é mais fácil do que você imagina se livrar deles naturalmente e com exercícios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here