Qual A Quantidade Ideal De Oleaginosas Por Dia?

“Comer um punhado de oleaginosas por dia pode manter o médico longe”.

Apesar de não ser o provérbio que todos conhecemos, estudos recentes têm colocado um holofote nesses alimentos, que podem trazer imensos benefícios para a saúde.

Pessoas que consomem oleaginosas todos os dias têm menos propensão a morrer prematuramente e desenvolver doenças mais sérias, que afetam grande parte da população mundial.

E tudo que você precisa para isso é ingerir uma mão cheia de castanhas ou nozes (cerca de 20 gramas).

Essas conclusões vieram de uma meta análise que analisou 29 estudos envolvendo até 819 mil pessoas incluindo mais de 12 mil casos de doenças coronárias, 9 mil casos de AVC, 18 mil casos de doenças cardiovasculares e câncer, e mais de 85 mil mortes.

Mesmo levando em conta os fatores de risco, diferenças de gênero e origem geográfica, o estudo demonstrou que essa quantidade diária de oleaginosas (nozes, avelã, amêndoas e castanhas) podem reduzir o risco de doença cardíaca em até 30% .

Já o risco de câncer se reduz em 15% e em 22% o de morte prematura.

Outro dado importante é que o consumo diário destas oleaginosas também seria capaz de reduzir o risco de diabetes e de doenças respiratórias.

E o mais impressionante é que os pesquisadores afirmam ter encontrado uma correlação consistente entre o consumo desses alimentos e a redução de risco dessas doenças.

A pesquisa foi feita incluindo todos os tipos de oleaginosas, como as avelãs e as nozes, e até mesmo o amendoim que é considerado um legume. E qual a razão

para isso, você deve estar se perguntando… Em poucas palavras, essas frutas são ricas em muitos nutrientes, como fibras, magnésio e gorduras boas, que em conjunto trazem muitos benefícios para o organismo, principalmente para o coração.

Segundo os pesquisadores, algumas oleaginosas, como a pecã e a noz são ricas em antioxidantes, capazes de combater o estresse oxidativo e possivelmente reduzir a risco de câncer.

Mas antes que você saia comendo aquele pote de manteiga de amendoim com colher, é importante lembrar um aspecto importante do estudo.

Os pesquisadores perceberam que não houve um maior benefício em ingerir mais do que 20 gramas de oleaginosas por dia.

Esses alimentos também são bastante calóricos e devem ser consumidos com moderação, pois podem contribuir para o ganho de peso.

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*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.
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