Qual a vitamina que combate o estresse e a ansiedade?

É normal nos sentirmos ansiosos de vez em quando. Mas você também pode sentir uma ansiedade persistente, aparentemente incontrolável e devastadora.

Se é um medo excessivo e irracional de situações cotidianas, isso pode ser bastante limitador.

Quando a ansiedade interfere nas atividades diárias, você pode ter um transtorno de ansiedade.

Transtornos de ansiedade são as formas mais comuns de transtornos emocionais e podem afetar qualquer pessoa, em qualquer idade.

De acordo com a Associação de Psiquiatria Americana, as mulheres são mais propensas que os homens a serem diagnosticadas com um transtorno de ansiedade.

Embora existam várias abordagens diferentes para o tratamento da ansiedade, como aconselhamento, terapia de relaxamento e mudanças na dieta e no estilo de vida, muitos dos que sofrem de transtornos de ansiedade recorrem à medicação.

Pesquisas recentes, no entanto, mostraram que pode haver apenas uma importante vitamina faltando na dieta daqueles que sofrem de transtornos de ansiedade.

A niacina, ou vitamina B3 é uma vitamina solúvel em água do complexo B. É essencial para a manutenção do DNA, síntese de hormônios esteroidais e metabolismo energético.

A niacina tem a capacidade de relaxar o tecido muscular que compõe as artérias, aumentando o seu diâmetro – um processo chamado de vasodilatação.

Isso gera um aumento no fluxo sanguíneo e reduz a pressão sanguínea, aumentando também os níveis do colesterol HDL e reduzindo o de LDL, algo muito benéfico para o coração.

Em se tratando de ansiedade, a niacina atua como um antídoto para a adrenalina, que frequentemente é produzida em excesso pelas pessoas que sofrem de ansiedade.

Alguns pesquisadores acreditam que a niacina também pode ajudar a tratar a depressão, além de melhorar o sono.

É possível que a capacidade desse nutriente em melhorar o fluxo sanguíneo, controlar a pressão, eliminar o excesso de adrenalina e regular os hormônios possa contribuir para nos sentirmos mais calmos, auxiliando na eliminação do estresse naqueles que sofrem de ansiedade.

Você pode aumentar sua ingestão desta vitamina através de suplementação e comendo uma dieta balanceada que inclui alimentos ricos em niacina.

Alimentos como atum, cogumelos, amendoim, abacate e ervilha são ricos em niacina.

A ingestão diária recomendada de niacina varia de acordo com a idade e gênero, então, o mais aconselhável é que você consulte um profissional de saúde para que ele lhe indique a dosagem correta.

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*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.
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