#Pâncreas #Pancreatite #Natureba

Nós já falamos aqui no canal sobre vários órgãos do nosso corpo e a importância de mantê-los saudáveis, como: fígado, vesícula, rins, estômago intestino, etc; mas não me lembro de falarmos do pâncreas.

O pâncreas é um órgão tão importante como esses que mencionamos anteriormente, pois possui um importante papel no sistema endócrino, sendo responsável por produzir a insulina; e no processo de digestão dos alimentos; pois é ele quem produz suas enzimas digestivas.

Localizado atrás do estômago no abdome superior, sua função é executar a digestão das gorduras e carboidratos que ingerimos usando o suco pancreático.

Essa produção é essencial para o processo da digestão adequada dos alimentos. A falha neste processo causará a má-digestão e, por consequência, a má absorção de nutrientes.

Você sabia que algumas doenças fazem o pâncreas diminuir ou até perder sua capacidade de produzir as enzimas digestivas e hormônios?

Fibrose cística, diabetes, pancreatite e câncer, podem ser causadas pela insuficiência, inflamação ou mau funcionamento do pâncreas.

Hoje nós vamos falar sobre a pancreatite.

A pancreatite pode ocorrer de forma aguda ou crônica. Alguns casos podem desaparecer sem tratamento, mas casos graves podem causar complicações com risco de vida.

A pancreatite aguda é quando ocorre a obstrução do ducto pancreático por pedrinhas da vesícula biliar. Seus sinais são dor abdominal, náuseas, febre e vômito.

Já a pancreatite crônica, ocorre quando eles destroem progressivamente as células da glândula. Seus sintomas são: dor abdominal intensa, perda de peso sem esforço, fezes gordurosas e fedorentas.

Se você tem alguns desses sintomas, consulte um médico imediatamente. Muitas vezes a dor da pancreatite é descrita como uma dor intensa no meio do abdômen, como se fosse uma faixa, que se irradia para as costas, de forma insuportável, podendo até mesmo levar a pessoa para o pronto socorro de forma urgente.

De acordo com os gastroenterologistas, existe cura para pancreatite, se for tratada cedo e de forma adequada. O tratamento geralmente requer fluidos intravenosos, antibióticos e analgésicos, além de outros procedimentos médicos.

No entanto, você pode tentar alguns remédios naturais, juntamente com o seu tratamento médico, para aliviar a dor e o desconforto, como por exemplo, o uso do vinagre de maçã. O vinagre de maçã é rico em propriedades anti-inflamatórias. Ajuda a reduzir a dor abdominal e a espessura da bílis, evitando assim a formação de pedras na vesícula biliar.
Além disso, ajuda a manter um peso ideal, controlando a gordura abdominal, o que pode ajudar no tratamento da pancreatite.

Neste caso misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã com 1 xícara de água morna e 1 colher de chá de suco de limão e mel. Beba esta solução duas vezes ao dia.

Para aliviar a dor intensa, aplique uma compressa quente no abdômen. O calor da compressa ajuda a relaxar os músculos do abdômen, reduzindo a dor. E muitas vezes até pode ser útil para aliviar a inflamação.

De forma alternativa, aqueça uma bolsa de compressa quente. Envolva-a em uma toalha pequena e coloque-a na área dolorida por 5 a 10 minutos. Repita conforme necessário.

Se desejar acalmar ainda mais as dores, desfrute de um banho quente por 15 a 20 minutos duas vezes por dia.

Após iniciar o tratamento, cuida da sua recuperação:
Elimine o álcool e o cigarro da sua vida,
Mude sua dieta: opte por alimentos com
baixo teor de gordura. Dê prioridade para frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras frescas; Beba mais líquidos: a pancreatite pode causar desidratação, por isso é importante beber mais água durante todo o dia. Além disso, você pode manter um peso saudável, fazendo uma dieta equilibrada e praticando exercício físico regular.

✅ INSCREVA-SE NO CANAL CLICANDO NO LINK ABAIXO DO VÍDEO!

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

——————————————————————————
*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.
——————————————————————————-

✅ Para mais informações, fonte e referência, acesse nosso BLOG pelo link que está na aba SOBRE do nosso canal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here